Breaking News:
Animais Mais Bonitos do Mundo -- "O reino Animal é representado por um grupo de espécies que possuem muitas características ..." -- 03 Março 2020
Estilo de Vida -- "BOLSA EM FORMATO DE GATO É A NOVA FEBRE DO JAPÃO" -- 10 Março 2020
Hotéis Petfriendly no Brasil -- "20 hotéis pet friendly fantásticos no Brasil Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de ..." -- 04 Março 2020
Mundo PET -- "Cervejaria Colorado cria cerveja e biscoitos para cachorros A cerveja ‘boa pra ..." -- 13 Março 2020
Papel de Bicho -- "Outono exige cuidados especiais com os animais de estimação" -- 10 Março 2020
PET FRIENDLY EM CURITIBA -- "DOCERIAS PET FRIENDLY EM CURITIBA Se sair para comer um doce já é uma delícia de ..." -- 04 Março 2020
Pet Inusitado -- "Porco que seria assado conquista diarista e vira animal de estimação Em poucas ..." -- 06 Agosto 2020
Top 20 de animais curiosos -- "Essa é a lista dos 20 animais mais exóticos do mundo que você precisa conhecer:" -- 03 Março 2020
Veja o Seu -- "Quer saber qual gato ideal para você? Conversamos com a Kélida, mística e espiritualista, ..." -- 10 Agosto 2020

Abissínios são gatos de origem etíope, tímidos e discretos, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino e que pesa cerca de 4 a 7,5kg. O seu nome provém da Abissínia, o império do qual se supôs inicialmente ter origem esta raça. Estudos mais recentes colocam as suas origens na costa do Egito.

  • Nome no Brasil:Abissínio
  • País de origem:Grã-Bretanha
  • Preço médio:entre R$ 1 mil e R$ 2 mil

Tudo sobre Abissínio

Descrição

  • ​ Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 2
  • Escala de energia (1 a 5): 5
  • Tipo de pelo: médio, denso, resistente e sedoso
  • Temperamento: independente, inteligente, curioso e brincalhão
  • Expectativa de vida: entre 9 e 15 anos

 

A história do Abissínio é antiga, mas não há registros que comprovem onde e como ele surgiu. Acredita-se que a raça seja descendente direta dos gatos sagrados adorados como deuses nos templos e palácios do Egito antigo – isso há mais de 4 mil anos. Outros dizem que um gato chamado Zula foi transportado da Abissínia (atual Etiópia) para a Inglaterra no final da Guerra Abissina, em 1868. Estudos genéticos também ligam os gatos Abissínios à área costeira da Baía de Bengala na Índia, além dele se assemelhar ao gato selvagem africano.

 

De qualquer forma, a raça foi desenvolvida e refinada na Grã-Bretanha, já que as linhas originais se perderam. O primeiro exemplar Abissínio dos EUA chegou no início dos anos 1900 e foi exibido pela primeira vez em 1909. 

 

Assim como com muitas raças, a Segunda Guerra Mundial dizimou o Abissínio, e os criadores britânicos tiveram que começar do zero. Atualmente, essa raça perde apenas para o Siamês em popularidade entre os gatos de pelos curtos.

 

Características

  • ​ Corpo longo, leve, gracioso e musculoso, solidamente construído, com leve arco nas costas;
  • Cabeça em forma de cunha modificada e com contornos arredondados; de perfil, o aumento da ponte do nariz para a frente, junto da crista da testa, mantém a aparência selvagem;
  • Orelhas grandes e arqueadas para a frente, em alerta;
  • Olhos grandes, amendoados, delineados em cor escura e de cor âmbar ou verde;
  • Focinho arredondado;
  • Pernas magras, longas e musculosas;
  • Patas ovais;
  • Pelagem chocolate, canela, azul, lilás, bege (fawn) e ruddy (alaranjado), além da versão prata dessas mesmas cores;
  • Pelagem marcada com faixas mais escuras ao longo dos pelos, que podem ser chamadas de rajada;
  • Atléticos, alertas e muito ativos, de movimento leve, gracioso e muito rápido.

 

Cuidados básico

O pelo curto do Abissínio não exige muitos cuidados. A escovação semanal ou duas vezes na semana durante os períodos em que ele solta mais pelo são suficientes para manter o brilho e evitar problemas por acúmulo de umidade e sujeira. 

 

Essa raça gosta de explorar cada canto da casa, então certifique-se de manter as portas trancadas, os armários fechados e as caixas lacradas se desejar que ele não mexa em nada. Nenhum canto fica inexplorado, e ele é curioso suficiente para pensar em uma forma de vencer os desafios. Caso você more em apartamento, é primordial que as janelas e a varanda sejam protegidas por telas.

 

Espere encontrar seu Abissínio no topo da geladeira, das portas, das estantes e qualquer lugar alto. Procure entretê-lo com brinquedos específicos para gatos – principalmente os que ele puder escalar – e, se possível, tenha mais de um pet na casa para que possam se divertir juntos. 

 

Para completar os cuidados, corte as unhas a cada 15 dias, limpe os ouvidos e o canto dos olhos e mantenha a caixa de areia higienizada, para que ele mantenha o hábito de fazer as necessidades sempre no mesmo lugar.


Saúde

Essa raça tende a apresentar problemas dentários, como gengivite e cárie, além de doença periodontal; escovação semanal, além de aplicação de flúor e cuidados específicos, ajudam a evitar esses problemas.

 

Outros problemas que podem atingir o Abissínio são hiperestesia, que faz com que o pet perca pelos e aja freneticamente, luxação patelar, atrofia progressiva da retina, deficiência de piruvato quinase e amiloidose renal, que leva ao acumulo de proteína nos rins e posterior insuficiência renal. 

 

Espaço para criação

​P recisa de espaço para se exercitar. Dependendo do tamanho, pode viver tranquilamente em apartamento. 

Curiosidades

​Por que ter um Abissínio em casa? 

Muito inteligentes e interativos com seus tutores, os Abissínios são do tipo que sobe na prateleira, na bancada, na árvore e no armário, mas dificilmente derrubarão algo; são curiosos, mas nada estabanados, e se prendem a qualquer coisa em movimento.  

 

Cheios de travessuras e espírito divertido e indomável, essa raça preenche todo o ambiente com sua presença brincalhona. Adoram a companhia humana, gostam de ser inclusos nas atividades da casa, envolver os humanos em suas brincadeiras, ao mesmo tempo que se envolvem em todos os aspectos da vida da família. Prendem-se às pernas, grudam nos ombros e rastejam sob as cobertas para chamar sua atenção e fazer você dar boas gargalhadas. 

 

Por que não ter um Abissínio em casa? 

 

O gato Abissínio é muito sociável, mas não gosta de compartilhar a atenção com outros gatos, prefere exclusividade. Seu nível de energia e alta curiosidade também não são para todos, em especial aqueles que preferem gatos tranquilos e que passam o dia deitados no colo.

 

Fechar os armários e as salas não os impedirá de entrar e explorar o ambiente. A curiosidade fala mais alto, e talvez o movimento de pássaros na rua ou de outros animais pequenos possa representar um perigo.

 

 

 

Últimas Notícias

10.03.2020

Inteligência Canina

Cadela na Noruega reconhece mais de 100

+ View

10.03.2020

Tartarugas

Tartarugas e suas curiosidades fascinantes

+ View

04.03.2020

Coelhos

12 CURIOSIDADES SOBRE OS COELHOS DE ESTIMAÇÃO Ao

+ View

04.03.2020

Furão

10 curiosidades sobre furões 1- são pequenos

+ View

03.03.2020

Peixes

Curiosidades sobre os peixes Quem disse que eles

+ View

03.03.2020

Cachorros

18 curiosidades sobre cachorros Os cachorros

+ View

Mais Populares

Declaração Universal dos ...

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. ...

+ View

Leis de Proteção Animal

1) Proteção aos animais

+ View

Papel de Bicho

Outono exige cuidados especiais com os animais de ...

+ View

Nosso Canal no Youtube

Raças de A-Z

Abissínio

Abissínios são gatos de origem etíope, tímidos e ...

Anatolian Cat/ Turkish ...

O angora turco é uma raça de gato doméstico. As ...

Angorá

O gato angorá é uma raça de gato doméstico. É uma ...

Mastim Espanhol

O mastim espanhol é uma antiga raça de cão ...

  • Prev
  • Parceiros
Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Olive Sienna Teal Dark_blue
Background Color
Text Color
Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction
Scroll to top