Breaking News:
Animais Mais Bonitos do Mundo -- "O reino Animal é representado por um grupo de espécies que possuem muitas características ..." -- 03 Março 2020
Estilo de Vida -- "BOLSA EM FORMATO DE GATO É A NOVA FEBRE DO JAPÃO" -- 10 Março 2020
Hotéis Petfriendly no Brasil -- "20 hotéis pet friendly fantásticos no Brasil Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de ..." -- 04 Março 2020
Mundo PET -- "Cervejaria Colorado cria cerveja e biscoitos para cachorros A cerveja ‘boa pra ..." -- 13 Março 2020
Papel de Bicho -- "Outono exige cuidados especiais com os animais de estimação" -- 10 Março 2020
PET FRIENDLY EM CURITIBA -- "DOCERIAS PET FRIENDLY EM CURITIBA Se sair para comer um doce já é uma delícia de ..." -- 04 Março 2020
Top 20 de animais curiosos -- "Essa é a lista dos 20 animais mais exóticos do mundo que você precisa conhecer:" -- 03 Março 2020

O mastim espanhol é uma antiga raça de cão molossóide natural da Espanha, originário das regiões de Cantábria, Castela e Leão, Estremadura, Zamora e Astúrias. Originou-se como um cão guardião de gado e ainda hoje é utilizado em parte para esta função.

ORIGEM E HISTÓRIA

Muitas teorias existem sobre a origem do cão Mastim Espanhol. Algumas delas afirmam que os fenícios e os celtas trouxeram esta raça para o território espanhol; outras, dizem que o povo romano os utilizava como cães de combate. Contudo, o que se sabe de fato é que, na Idade Média, pecuaristas espanhóis protegiam seu gado dos lobos com a ajuda destes cães. Para tanto, selecionavam cães ágeis, valentes, bons de briga, com potentes mandíbulas, capazes de causar o maior dano possível ao adversário.

 

Conhecido em alguns lugares como Spanish Mastiff e Bretão Espanhol, o cão Mastim Espanhol surgiu no oeste da Espanha em uma região chamada Estremadura. Ele é assim chamado porque acredita-se que seus ancestrais foram os primeiros Mastiffs, surgidos a cerca de dois mil anos atrás.

O Mastim Espanhol é a maior de todas as raças de origem espanhola. Possui uma aparência próxima ao São Bernardo, sendo intimamente ligados ao trabalho de defesa e guarda de gado e rebanhos de ovelhas. Antigamente, ele era muito utilizado na Espanha para proteção contra predadores durante eventuais percursos do rebanho, ou onde quer que este ficasse estabelecido.

Hoje em dia, a raça é reconhecida pela FCI (Federação Cynologique Internationale), e ainda é utilizada para proteção de gado e rebanhos, além de atuarem como cães de guarda em fazendas e propriedades em geral.

MASTIM ESPANHOL NO BRASIL

Embora seja uma raça bem antiga, até hoje é muito popular na Espanha, mantendo sua função de cuidador de gados e ovelhas nas regiões montanhosas daquele país. No Brasil, contudo, é considerada uma raça bastante rara, sendo vista eventualmente em exposições internacionais.

Apesar do pouco conhecimento do brasileiro sobre o Mastim Espanhol, já existem alguns canis que começaram a criar e reproduzir estes lindos cães protetores.

TEMPERAMENTO

MASTIM ESPANHOL PERSONALIDADE

Atualmente, o Mastim Espanhol é considerado uma das raças de cães mais inteligentes que existe. Possui um porte manso, rústico e carinhoso, e costuma ser firme diante de ameaças externas, seja advinda de outros animais ou pessoas estranhas. Ele visivelmente muda de comportamento quando sente que precisa defender seu espaço ou sua família, mantendo pleno controle de sua força e atenção à potencial ameaça.

 

Independente por natureza, este não é o tipo de cão que brincará de apanhar a bolinha no parque. Se mantido como cão de companhia, será bastante arredio, atuando como um nobre cão de guarda, com um grande instinto de territorialidade e possessividade. Apesar disso, é bastante amável e doce com seus donos e com crianças.

O interessante é que este cão de guarda, quando detecta o perigo, costuma dar um latido forte e sonoro, como se estivesse dando um aviso ao invasor, antes de atacá-lo.

Possuidor de uma forte intuição, o Mastim Espanhol é muito obediente, manso e, curiosamente, os machos costumam se apegar mais do que as fêmeas aos membros de sua família.

MASTIM ESPANHOL FILHOTE

Por possuir uma personalidade dominante (inclusive com seus donos), o filhote de Mastim Espanhol deve ser ensinado desde cedo com bastante rigor e firmeza, preferencialmente por alguém mais experiente com animais, para que possa tornar-se um adulto obediente.

Não é recomendável o adestramento voltado ao ataque, considerando que o Mastim Espanhol filhote crescerá e ganhará uma grande massa corporal, mandíbulas fortes e agilidade, tornando-se difícil de dominar.

 

Desde pequeno, não gosta de ficar trancado, e precisa de grandes espaços para gastar sua energia e se sentir livre. Deve ser exposto, sempre de forma supervisionada, a outros filhotes, para que cresça com um temperamento mais acessível em relação a outros cães. Caso contrário, poderá se tornar um adulto arisco próximo a outros animais.

Uma vez estabelecido o respeito com o cão e seu tutor, o Mastim Espanhol será um cão de estimação extremamente fiel e leal, para o resto da vida.

CUIDADOS

MASTIM ESPANHOL COMO CUIDAR

O Mastim Espanhol é corpulento, com um corpo bem proporcional, musculoso e possui as extremidades muito potentes. Sua cabeça é grande e possue as orelhas caídas, com formato plano e triangular. Sua cauda é grossa na base, possuindo uma pelagem mais comprida do que no restante de seu corpo. Seu pelo é espesso e grosso, de médio comprimento.

Apesar de seu tamanho, o Mastim Espanhol é fácil de ser cuidado. Os pontos mais importantes são o afeto e uma alimentação de boa qualidade e abundante, além de um local amplo, para que possa fazer exercícios ao ar livre. Este cão não gosta de locais pequenos. A prática regular de exercícios, desde que feita sem excessos, pode ser realizada tranquilamente.

 

Recomenda-se que seja escovado regularmente, para que sua pelagem se mantenha saudável e seja retirado constantemente o excesso de pelos mortos. O Mastim Espanhol tende a roncar e a babar, portanto, para ser o tutor de um exemplar desta raça, é necessário acostumar-se com isso. Os banhos devem ser ocasionais, com uma frequência de, no máximo, uma vez por mês.

SAÚDE

O Mastim Espanhol não precisa de muito exercício, porém, precisa de uma casa grande para viver. Por ser uma raça gigante, não se deve esperar que este fique confinado em um espaço pequeno, com pouca possibilidade de mobilidade. Este cão adora passar o dia fora de casa, sendo bastante resistente aos dias mais quentes.

Importante lembrar que o parto deste animal é sempre feito através de cesariana, porque a raça não possui a estrutura física adequada para suportar o trabalho de parto convencional. Logo, se seu exemplar for uma fêmea, esteja preparado.

A doença que mais atinge os cães da raça Mastim Espanhol é a displasia coxofemoral, por causa do seu enorme tamanho. Em menor escala, podem ser acometidos por problemas de coração (principalmente se não se exercitarem de forma adequada) e de visão.

Possui uma expectativa de vida relativamente baixa, variando entre 8 a 10 anos.

ALIMENTAÇÃO

O Mastim Espanhol é muito alerta para alimentos e está sempre em busca de guloseimas para degustar. Isto deve ser evitado, principalmente pelo risco de obesidade. A quantidade de ração vai variar de acordo com o peso e tamanho do exemplar, sendo recomendado alimentá-lo três vezes ao dia, com pequenas porções, afinal, este é um cão de grande porte, que pode chegar a pesar até 120kg!

Deve-se optar, preferencialmente, por rações Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, serem muito bem absorvidas e possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

PREÇO

MASTIM ESPANHOL PREÇO

O Mastim Espanhol valor varia, no Brasil, de R$3.500,00 a R$6.000,00. Pode ser encontrado em canis especializados, ou em anúncios de sites de compra e venda.

Antes de comprar o Mastim Espanhol, vale a pena realizar uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação, sua estrutura familiar, entre outros, para certificar-se de que está adquirindo um exemplar legítimo e bem tratado.

MASTIM ESPANHOL CANIL

No Brasil, existem alguns canis registrados que possuem belos exemplares do Mastim Espanhol, como, por exemplo, o Canil Santa Mônica, em Teresópolis – Rio de Janeiro.

O Canil Chaputepek, fundado em 1974 e localizado em São Paulo, também possui alguns exemplares de cães da raça Mastiff.

Seja qual for o canil escolhido, é muito importante pesquisar sua reputação antes da aquisição do animal, bem como fazer uma visitação, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se são bem tratados no local de criação.

 

Últimas Notícias

10.03.2020

Inteligência Canina

Cadela na Noruega reconhece mais de 100

+ View

10.03.2020

Tartarugas

Tartarugas e suas curiosidades fascinantes

+ View

04.03.2020

Coelhos

12 CURIOSIDADES SOBRE OS COELHOS DE ESTIMAÇÃO Ao

+ View

04.03.2020

Furão

10 curiosidades sobre furões 1- são pequenos

+ View

03.03.2020

Peixes

Curiosidades sobre os peixes Quem disse que eles

+ View

03.03.2020

Cachorros

18 curiosidades sobre cachorros Os cachorros

+ View

Mais Populares

Declaração Universal dos ...

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. ...

+ View

Leis de Proteção Animal

1) Proteção aos animais

+ View

Peixes

Curiosidades sobre os peixes Quem disse que eles ...

+ View

Nosso Canal no Youtube

Raças de A-Z

Abissínio

Abissínios são gatos de origem etíope, tímidos e ...

Anatolian Cat/ Turkish ...

O angora turco é uma raça de gato doméstico. As ...

Angorá

O gato angorá é uma raça de gato doméstico. É uma ...

Mastim Espanhol

O mastim espanhol é uma antiga raça de cão ...

  • Prev
  • Parceiros
Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Olive Sienna Teal Dark_blue
Background Color
Text Color
Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction
Scroll to top