Breaking News:
Animais Mais Bonitos do Mundo -- "O reino Animal é representado por um grupo de espécies que possuem muitas características ..." -- 03 Março 2020
Estilo de Vida -- "BOLSA EM FORMATO DE GATO É A NOVA FEBRE DO JAPÃO" -- 10 Março 2020
Hotéis Petfriendly no Brasil -- "20 hotéis pet friendly fantásticos no Brasil Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de ..." -- 04 Março 2020
Mundo PET -- "Cervejaria Colorado cria cerveja e biscoitos para cachorros A cerveja ‘boa pra ..." -- 13 Março 2020
Papel de Bicho -- "Outono exige cuidados especiais com os animais de estimação" -- 10 Março 2020
PET FRIENDLY EM CURITIBA -- "DOCERIAS PET FRIENDLY EM CURITIBA Se sair para comer um doce já é uma delícia de ..." -- 04 Março 2020
Pet Inusitado -- "Porco que seria assado conquista diarista e vira animal de estimação Em poucas ..." -- 06 Agosto 2020
Top 20 de animais curiosos -- "Essa é a lista dos 20 animais mais exóticos do mundo que você precisa conhecer:" -- 03 Março 2020
Veja o Seu -- "Quer saber qual gato ideal para você? Conversamos com a Kélida, mística e espiritualista, ..." -- 10 Agosto 2020

3 benefícios das sementes de girassol para animais de estimação

A pequena semente de girassol possui gorduras insaturadas saudáveis, proteínas, fibras e outros nutrientes importantes, como vitamina E e minerais.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios que as sementes de girassol podem trazer para os seus animais de estimação. O girassol (Helianthus annuus) é um dos cultivos mais importantes do mundo. Ele tem uma boa relevância econômica, pois as sementes de girassol são oleaginosas, o que significa que é possível produzir óleo a partir das mesmas.

Tradicionalmente, e independentemente do seu valor nutricional, o óleo de girassol foi usado em seres humanos para tratar condições como resfriado, desconforto intestinal e dor reumática. No entanto, estes benefícios também podem ser aplicados aos nossos animais de estimação.

Componentes das sementes de girassol

As sementes de girassol estão entre as melhores fontes de proteínas vegetais. Por esse motivo, suas propriedades nutricionais e funcionais têm sido amplamente estudadas.

Estudos realizados com essa planta estabeleceram que cada 100 gramas de sementes contêm 20,78 gramas de proteínas, 51,46 gramas de lipídios totais, 20 gramas de carboidratos e 8,6 gramas de fibra. Isso representa um aporte calórico ou energia total de 584 quilocalorias/100 gramas.

As sementes de girassol são uma boa fonte de minerais. O USDA (2019) apresentou a seguinte composição: cada 100 gramas de sementes contêm, em miligramas: fósforo (660), potássio (645), magnésio (325), cálcio (78), selênio (53), sódio (9), ferro (5,25), zinco (5) e cobre (1,8).

Em sua lista de nutrientes, destaca-se como uma importante fonte de vitamina E (alfa-tocoferol) com 35,17 miligramas/100 gramas.

Benefícios das sementes de girassol para animais de estimação

1. Seu teor de vitamina E previne doenças cardiovasculares

Vários estudos científicos estabeleceram que os fitoquímicos das sementes de girassol, como os tocoferóis e os compostos fenólicos, têm uma atividade potente como antioxidantes. Por esse motivo, tais compostos podem inibir a oxidação lipídica, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e a morte por causas cardíacas.

2. Melhoram os pelos e ajudam a curar lesões na pele

O óleo de girassol é uma mistura, principalmente, de gordura poli-insaturada, ácido linoleico (59% do total), gordura monoinsaturada e ácido oleico (30% do total). O ácido linoleico pertence à família dos ácidos graxos classificados como ômega-6, enquanto o ácido oleico se enquadra na classificação de ômega-9.

Segundo a literatura científica, esses ácidos graxos podem ter efeitos tanto promovendo quanto combatendo a inflamação. Isso dependeria da proporção entre a ingestão de ômega-6 e ômega-3.

Em 2001, cientistas testaram o efeito de dietas suplementadas com sementes de girassol nas condições de pele e pelos de 18 cães. Eles descobriram que o uso de suplementos de sementes de girassol melhorou o pelo dos cães.

Esses resultados foram complementados com as descobertas de outros grupos de especialistas, que relataram de forma independente:

  • Cinco nutrientes presentes nas sementes de girassol melhoram a capacidade de barreira da pele em cães saudáveis.
  • A suplementação com óleo de girassol é eficaz como coadjuvante no tratamento da dermatite atópica canina.

3. Favorecem a atividade pancreática

Foi demonstrado que dietas ricas em óleo de girassol induzem uma resposta pancreática aos alimentos. Especificamente, aumentam o conteúdo de eletrólitos e enzimas pancreáticas – como a lipase – no suco secretado pelo pâncreas.

 

Últimas Notícias

10.03.2020

Inteligência Canina

Cadela na Noruega reconhece mais de 100

+ View

10.03.2020

Tartarugas

Tartarugas e suas curiosidades fascinantes

+ View

04.03.2020

Coelhos

12 CURIOSIDADES SOBRE OS COELHOS DE ESTIMAÇÃO Ao

+ View

04.03.2020

Furão

10 curiosidades sobre furões 1- são pequenos

+ View

03.03.2020

Peixes

Curiosidades sobre os peixes Quem disse que eles

+ View

03.03.2020

Cachorros

18 curiosidades sobre cachorros Os cachorros

+ View

Mais Populares

Declaração Universal dos ...

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. ...

+ View

Leis de Proteção Animal

1) Proteção aos animais

+ View

Papel de Bicho

Outono exige cuidados especiais com os animais de ...

+ View

Nosso Canal no Youtube

Raças de A-Z

Abissínio

Abissínios são gatos de origem etíope, tímidos e ...

Anatolian Cat/ Turkish ...

O angora turco é uma raça de gato doméstico. As ...

Angorá

O gato angorá é uma raça de gato doméstico. É uma ...

Mastim Espanhol

O mastim espanhol é uma antiga raça de cão ...

  • Prev
  • Parceiros
Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Olive Sienna Teal Dark_blue
Background Color
Text Color
Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction
Scroll to top